Casa Bosque

Ano do Projeto: 2022 - Concluído

Local: Santana de Parnaíba, São Paulo

Quando adquirida pela família, a casa de 1.182 m² em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, passou por transformações significativas.
Optamos por revitalizar a área externa e o jardim, utilizando principalmente plantas brasileiras, e atendendo ao desejo do casal de descendência japonesa, incluímos cerejeiras, combinando com o ipê-branco para uma fusão nipo-brasileira.
As escolhas das espécies no pomar foram guiadas pelos filhos, que têm preferência por caqui, jabuticaba e mexerica. O conceito do jardim é afetivo, projetado para envolver toda a família. A participação das crianças no plantio foi fundamental para cultivar um vínculo e uma consciência de respeito pela natureza.
Os corredores laterais foram adaptados considerando as condições de iluminação natural. Na entrada sombreada, criamos um espelho d’água e um grande painel de jardim vertical, proporcionando uma experiência visual desde o interior da casa.
Quatro delicadas quedas d’água no espelho criam um som aconchegante, ecoando nas áreas internas, estabelecendo uma relação íntima entre o jardim e a casa.
O antigo corredor de serviço, que é mais iluminado, foi transformado em uma horta elevada, próxima à cozinha. Caixas de alvenaria revestidas de placas cimentícias em diferentes alturas formam a horta, com piso drenante facilitando a transição entre a residência e o jardim.
A piscina foi renovada com borda infinita e revestimento de pedra vulcânica preta, proporcionando um contraste elegante com a paginação pixelada do solário, composta por placas brancas de piso drenante.
Para camuflar as portas do lavabo e banho de apoio à piscina, construímos um orquidário vertical, um painel oco de madeira, recheado de substrato ideal para orquídeas e coberto por vandas coloridas.

Desenhos e Ilustrações do Projeto

O local Antes ou Durante a Obra