Casa CM

Ano do Projeto: 2023 - Execução em andamento

Local: Barueri/SP

O projeto de arquitetura paisagística foi o que possibilitou o uso de toda a área do terreno de 3.000 m2. Os clientes chegaram até nós, já com o projeto da casa concluído e construção iniciada.

O projeto de arquitetura implantou a edificação térrea, de 600 m2, em um terreno com 12 m de aclive. A casa ficou completamente enterrada, cercada por altos muros de arrimo e os 2.400 m2 de terreno livre, foram inutilizados, ficaram inacessíveis.

O casal só entendeu a limitação do uso do terreno, quando viram a gigantesca escavação para fundar a casa. Foi então que chegaram até nós, um tanto frustrados e com urgência.

Nossa proposta inicial, foi usar parte da terra que seria descartada para criar rampas laterais e possibilitariam o caminhar externo até os pontos mais altos do terreno.

Também criamos duas escadas que conectam o nível da casa com o terreno acima dela: a primeira atravessa o muro de arrimo lateral do acesso da garagem; a segunda, paralela ao muro de arrimo posterior, subindo do pátio interno da casa, até a terra livre acima dela.

Possibilitado o acesso dos clientes ao restante do terreno, iniciamos os desenhos da paisagem: locamos caminhos de dormentes de madeira, estrategicamente pelas cotas de nível natural do terreno não edificado. Criamos um pomar, um bosque de árvores floríferas e um gazebo no percurso por ele.

O ajuste da topografia e a conexão dos níveis da casa com o restante do terreno, nos proporcionou também, o acesso a cobertura do loft (um pequeno anexo, sobre a casa principal, que será a casa da filha). Transformamos então, a cobertura do loft, em um mirante. A família ganhou algo que não tinha, uma lindíssima vista panorâmica das montanhas. Na composição do mirante, usamos vasos de barro com cactáceas e orquídeas rupícolas, com mobiliário aconchegante.

O jardim frontal é amplo, com árvores postas entre maciços de herbáceas rústicas, nativas do cerrado paulista. O gramado frontal fica sobre uma grande laje que abriga as cisternas de reuso. Desenhamos os pisos de acesso, com grandes placas de degraus, abraçadas por vegetação. Criamos um acesso de serviço, na lateral esquerda, que ficou integrada ao jardim.

No interior da casa, criamos o pátio das jabuticabeiras, um jardim de meia sombra descoberto, com 3 grandes jabuticabeiras esculturais e piso em mosaico de placas drenantes intercaladas por seixos. Entre as placas do mosaico do piso, abrimos espaço para um delicado espelho d’agua, pequenos gêiseres criarão uma sonora aquática relaxante que ecoará também no interior da casa.

Desenhos e Ilustrações do Projeto

O local Antes ou Durante a Obra